Respeitando pela qualidade, o CCDA OBJETIVO tem “Conhecimento, ética, trabalho e competência” como princípios. Seu cumprimento exige da direção, professores e colaboradores muita responsabilidade e profissionalismo. O resumo desse emprenho se traduz em ensino eficaz, primorosa organização, ambiente agradável e propicio à educação.
O nosso sucesso depende do envolvimento e do interesse de seus colaboradores, alunos e familiares que se aproxima que se aproximam cada vez mais das ideias da escola, revelados pelo reconhecimento da comunidade como uma instituição de referência.
A seguir, apresentaremos o significado de cada um dos princípios para que sejam bem compreendidos e, acima de tudo, incorporados ao longo do processo educativo.
CONHECIMENTO
É a consciência que o homem tem do universo e das teorias criadas para explicar a natureza, a vida e os seus mistérios. O homem cria o saber, e este o transforma, propondo-lhe novos desafios. O conhecimento é a luz que permite ao homem escolher seu caminho.
ÉTICA
É a arte de bem proceder, caminho único para se alcançar o bem supremo: a felicidade. Para tanto, não deve o homem apenas deixar de fazer o mal, mas fazer o bem sempre que possível como forma de evitar algum mal que resulte de não haver praticado o bem.
TRABALHO
É a aplicação da força e faculdade humanas (razão, sentimento e vontade), para alcançar determinado fim. O verdadeiro trabalho não se faz só com as mãos, mas também com a razão e o coração. O trabalho competente resulta em acumulação de bens materiais e crescimento intelectual e moral; enquanto trabalha, o homem transforma a natureza, a sociedade e, principalmente, a si mesmo.
COMPETÊNCIA
Imprescindível no trabalho, nos estudos, ou seja, nas mínimas tarefas da sociedade. Esses princípios não se recebem assim como um dom herdado.
Ele constrói-se aos poucos, com atenção, conhecimento, ética e muito trabalho. Também não é fácil de atingi-la. É preciso desenvolvê-la com idoneidade, humildade e inteligência. Faz parte da grande aventura do ser humano, que é a descoberta de si mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário